Diário de um Pároco de Aldeia

Autor:

Comentário dos Gigantes:

Olavo de Carvalho, COF 02 - 02:57:40 :
O personagem não sabe o que é um santo, mas ele mesmo é um santo não-oficial. Isso mostra a capacidade imaginativa de um autor para retratar a imagem de um santo. Isso é algo que não existe na literatura brasileira.
Olavo de Carvalho, COF 60 - 00:59:00 :
O Padre, da história, dizia que o único ideal é manter o centro de gravidade [moral] da comunidades, mas o centro de gravidade é muito baixo, e isso é o melhor que se conseguirá fazer. Ele entende a precariedade da vida humana;
José Monir Nasser, Expedições Pelo Mundo da Cultura :
A obra “Diário de um Pároco de Aldeia” (“Journal d’un Curé de Campagne”), escrita no autoexílio de Maiorca, em 1934, é considerada sua obra mais importante e ainda muito atual. Na verdade, toda a obra de Bernanos dá a impressão de estar viva, lidando espiritualmente com assuntos do mundo real ou, como dizia François Mauriac, Bernanos torna o “sobrenatural natural”. A história, em tom confessional, descreve a vida discreta de um jovem padre católico na paróquia de Ambricourt no norte da França (Picardia). A vida do padre é marcada por um câncer no estômago e pela falta de fé da população local.
Compre em:     Amazon    |